SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número9Participación dialógica en la universidad: condición para el desarrollo del pensamiento crítico y el compromiso socialEvaluación institucional y mejoramiento de la calidad educativa en tres universidades privadas argentinas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay artículos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista iberoamericana de educación superior

versión On-line ISSN 2007-2872

Resumen

TARAZON-RUIZ, Flor-Alejandra  y  GUTIERREZ-ROHAN, Daniel-Carlos. O que leem os professores da Universidade de Sonora? Um estudo sobre a leitura como prática cultural dos professores. Rev. iberoam. educ. super [online]. 2013, vol.4, n.9, pp.63-75. ISSN 2007-2872.

Este artigo é derivado dos resultados da pesquisa realizada para descrever as disposições culturais dos professores, com base nos conceitos ordenadores da teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Assim se aborda, especificamente, a reflexão sobre o que leem os professores como um fator determinante na aquisição de capital cultural. Por meio de um enfoque qualitativo, entrevistou-se a professores de tempo integral da Universidade de Sonora, aos que se considera como sujeitos principais na reestruturação das disposições culturais dos atores universitários, com o objetivo de conhecer a inclinação e os gostos de leitura como um dos aspectos fundamentais que conformam o habitus dos indivíduos no campo educacional.

Palabras llave : leitura; professores; capital cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons